Todos os caminhos vão dar ao mar. Mas o caminho da felicidade é só um, e este é único e especial. A melhor maneira de conheceres o teu caminho é ligando-te ao mais interno do teu ser e auferindo como vão as emoções. Cada descoberta de caminho traz consigo uma serenidade e paz interior indescritíveis.
Mas quando o homem segue o seu próprio instinto animal, deseja ver realizados os seus mais altos atributos. Para ser aceite, para ter poder, para poder realizar mais e mais.
Tudo em prol de um bem exterior. Não de um bem individual.
A aceitação em sociedade nunca deveria ser prioritária ao seu próprio interior.
Todos queremos ser aceites. Ser aceite pelos outros é muito vantajoso. Mas não é mais do que ser aceite por si próprio.
Seja qual for o caminho que se queira seguir, o mais verdadeiro é o mais original. E enquanto o caminho original não chega, vai trilhando outros, mas sem certezas, sem convicção. São apenas percursos, não é O caminho. Cuidado, não confundas para não atrapalhares o rumo.
O caminho original é só um, e percebemos que o encontrámos porque as pernas tremem, o coração pulsa e a emoção rasga. Nessa altura, terás encontrado – o corpo explica tudo se o tivermos em atenção.
Até lá, até o corpo saltar de alegria dizendo «É aqui que me sinto em casa», até lá, vai fazendo os percursos, aprendendo com cada um, sem alimentar ilusões.
JESUS